A partir do sexto mes torna-se necessário complementar a dieta da criança com outros alimentos.Lembrando que não é para SUBSTITUIR o leite materno e sim COMPLEMENTAR, pois o aleitamento materno deve ser mantido, sempre que possível, até os 2 anos de idade.
Os novos alimentos devem ser oferecidos ao bebê gradativamente, sendo um alimento novo por dia, a fim de observar a tolerância pela criança.As papinhas de fruta poderão ser oferecidas 2 vezes ao dia enquanto,que as papinhas de sal inicialmente poderão ser oferecidas apenas no horário do almoço e posteriormente, por volta do oitavo mes, oferecida também no jantar. Poderá ser elaborada pelos mesmos alimentos presentes na refeição dos pais, porém inicialmente a consistência deve ser adaptada às condições da criança.Não deve ser muito mole, pois é necessário estimular a mastigação e os dentinhos que estão começando a serem formados.Portanto sugere-se amassar ao invés de liquidificar, e com o passar do tempo substituir por alimentos picadinhos.
As papinhas de sal devem conter um alimento de cada grupo descrito abaixo:
-energia-arroz ou batata ou inhame ou mandioca ou angu ou macarrão,etc.
-proteína vegetal: feijão ou lentilha ou grão de bico ou soja, etc.
-proteína animal: carne ou ave.
-vitaminas, minerais e fibras: couve,cenoura espinafre,abobrinha, couve-flor, taioba, brócolis, etc.
OBS:O sal e o óleo vegetal podem ser ultilizados durante o preparo,porém, cuidado com a quantidade !!!
Deve-se evitar oferecer à criança no primeiro ano de vida os seguintes alimentos:ovo (principalmente a clara),mel e outros leites, retirando o leite materno.A partir do momento que se inicia a alimentação complementar torna-se necessário oferecer água nos intervalos das refeições.


Nenhum comentário:
Postar um comentário